Fimose

Você sabe o que é Fimose?

Fimose é a dificuldade ou até impossibilidade de expor a glande (cabeça do pênis), porque o prepúcio (pele que envolve a glande) estreita a passagem ou se adere a glande.

Nos primeiros meses de vida, existe uma aderência natural do prepúcio à glande. Porém, até os dois anos, essa aderência desaparece na grande maioria dos meninos. Na faixa etária adulta e no idoso o maior problema deixa de ser a aderência e passa a ser o estreitamento da pele sobre a glande.

PREVENÇÃO

Higiene local é a melhor maneira de prevenir a fimose e evitar as postites (infecção ou inflamação do prepúcio). O controle da glicemia também é muito importante, pois sua alteração favorece infecções locais.

TRATAMENTO

Não ocorrendo naturalmente o descolamento do prepúcio, o tratamento da fimose é cirúrgico e visa a facilitar a higiene do pênis, diminuir o risco de bálano-postites (infecções do prepúcio e da glande), corrigir a parafimose (estrangulamento da glande pelo prepúcio), prevenir evolução para câncer de pênis e permitir relações sexuais mais confortáveis na vida adulta.
O procedimento cirúrgico (postectomia ou circuncisão) consiste na retirada do prepúcio, sendo uma cirurgia simples, que não requer internação hospitalar, a alta médica é realizada no mesmo dia e com baixas taxas de complicações, quando realizada por profissional experiente.

Nada substitui a consulta médica. Consulte-se periodicamente.
Diagnósticos precoces salvam vidas!

whatsapp button