Você sabe o que é a Endometriose?

A endometriose na bexiga é uma doença na qual o tecido do endométrio cresce fora do útero, neste caso específico, nas paredes da bexiga. Porém, ao contrário do que acontece no útero, em que esse tecido é eliminado na menstruação, o endométrio que está nas paredes da bexiga não tem para onde ir, gerando sintomas como dor na bexiga, queimação ao urinar ou vontade frequente para urinar, especialmente durante a menstruação.

A ocorrência de endometriose no trato urinário é rara, sendo encontrada em 0,5% a 2% de todos os casos e, normalmente acontece em mulheres na idade fértil.

A endometriose na bexiga não tem cura, no entanto, o tratamento com cirurgia ou remédios hormonais pode ajudar a aliviar os sintomas, especialmente em mulheres com manifestações muito intensas da doença.

Principais sintomas

Os sintomas de endometriose na bexiga são pouco específicos, sendo muitas vezes confundido com as dores do período menstrual. Eles incluem:

• Desconforto ao urinar;
  • Dor na região pélvica, nos rins ou na região da bexiga, que piora com a menstruação;
  • Relações sexuais dolorosas;
  • Idas mais frequentes ao banheiro para urinar;
  • Presença de pus ou sangue na urina, especialmente durante a menstruação;
  • Cansaço excessivo;
  • Febre persistente abaixo de 38ºC.

Quando existem estes sintomas, mas não são identificadas infecções nas vias urinárias, o médico pode desconfiar de endometriose e, por isso, podem ser pedidos exames como videolaparoscopia para procurar o tecido endometrial nas paredes da bexiga, confirmando o diagnóstico.

Nada substitui a consulta médica. Consulte-se periodicamente.
Diagnósticos precoces salvam vidas!

whatsapp button