Cálculo Renal – Pedra nos rins

Cálculo Renal – Pedra nos rins

Cálculo Renal – Pedra nos rins

Você sabe o que é o Cálcuo Renal, conhecido como Pedra nos Rins?

Afinal, por que o cálculo renal doí tanto?

A dor do cálculo renal é secundária a uma obstrução urinária pelo cálculo renal. Ou seja, ocorre uma distensão das fibras nervosas que gera uma sensação dolorosa de cólica renal. Essa dor é mais intensa quando o cálculo se aloja no ureter, que é o canal que leva a urina do rim até a bexiga.

Quando ocorre a impactação do cálculo no ureter, ocorre também uma distensão das fibras nervosas de todo o sistema urinário dentro do rim, e isso gera a sensação da cólica renal, que é uma dor que vai desde a região lombar, passando pela topografia do ureter até a região genital.

Diferença entre Cálculo Renal e Cisto Renal?

Todos já ouvimos falar sobre cálculo renal, mais conhecido como pedra nos rins, mas pouca gente conhece o cisto renal. Essa é uma alteração que pode ser encontrada em até 15% dos pacientes acima de 70 anos.

Apesar de ambos atingirem os rins, cistos e cálculos são totalmente diferentes. Os cistos têm conteúdo líquido e, na maior parte das vezes, são assintomáticos. Já os cálculos são sólidos, formados por cristais de cálcio que se juntam na urina, formando as pedras.

Os cistos são ainda divididos entre simples e complexos: os simples são apenas uma bolha com conteúdo líquido. Já os complexos têm alterações como septos ou partes sólidas.

Na maior parte das vezes eles não apresentam sintomas, porém os cistos maiores podem causar dor lombar e sangramento microscópico na urina. E mais: eles podem crescer a ponto de se tornaram palpáveis na barriga.


Nada substitui a consulta médica. Consulte-se periodicamente.
Diagnósticos precoces salvam vidas!

Agende uma consulta conosco!

whatsapp button