Cálculo Renal

Home / UROLOGIA / Cálculo Renal
Cálculo Renal

Cálculo Renal

O cálculo urinário, também chamado popularmente de pedra nos rins ou cálculo renal, é uma aglomeração de pequenos cristais que surge no trato urinário e que pode causar dor intensa. Pode acometer qualquer ponto do aparelho urinário constituído pelos rins, ureteres (local que costuma provoca as dores de maior intensidade), bexiga urinária e uretra.

Existem vários tipos de cálculos renais.

O tipo mais comum são os cálculos de oxalato de cálcio. Diversos fatores aumentam o risco de apresentar algum tipo de cálculo renal, desde uma alimentação inadequada até a baixa ingesta de líquidos. O fato de ter um parente acometido pelo cálculo urinário é outro fator importante de risco para formação de cálculos urinários.

A dor é bem característica, sendo muito forte e abrupta. É uma dor que se localiza em região lombar alta, costuma acometer apenas um lado, pois raramente se manifesta nos dois lados das costas. Pode irradiar-se pelo flanco (região lateral do abdômen), pela pelve e alcança os genitais tanto do homem quanto da mulher, à medida que o cálculo progride pelas vias urinárias.

O diagnóstico costuma ser feito através de exame de imagem, sendo a tomografia computadorizada sem contraste o melhor método para diagnóstico.

Tratamento deve visar sempre o controle da dor e evitar o risco de perda de função do rim acometido. Na maioria dos casos o tratamento costuma ser a remoção dos cálculos por técnicas minimamente invasivas, que permitem uma recuperação rápida dos pacientes, sendo muitas com utilização de câmeras e lasers. A modalidade de tratamento depende muito da localização e do tamanho do cálculo. Hoje dispomos de equipamentos e matérias modernos em nossa cidade para o tratamento deste problema.

A prevenção da recorrência é muito importante, visto que até metade dos pacientes podem voltar a formar novos cálculos após 05 anos do tratamento. Na prevenção, a depender do tipo de cálculo, temos orientações dietéticas especificas, avaliação de consumo de líquidos e alguns medicamentos que podem auxiliar os pacientes.

Tratamento

Somos preparados e temos expertise no tratamento do cálculo urinário, usamos as mais modernas técnicas para remoção das pedras renais, cirurgias endoscópicas sem cortes e com taxas altas de resolução. Agende sua consulta.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.